Em 1961 A. J. Maia começou como ferramenteiro da Insubra, Inter Comercial Sueca Brasileira, importadora de máquinas da então Alemanha Oriental. Estas máquinas, verdadeiros computadores mecânicos para processamento de dados, contabilidade e faturamento, precisavam de peças de reposição e manutenção que por dificuldades de importação da Alemanha Comunista eram feitas com perfeição pelo então ferramenteiro Maia.
Quanto o Sr. Matias Macline adquiriu a representação dessas máquinas, negociadas pela Insubra, fundou a CIMPRO – Companhia Importadora de Máquinas para Processamento de Dados, e passou a ser o principal importador desses equipamentos para o Brasil, que mais tarde se transformaria no grupo Sharp.
A. J. Maia então foi contratado pela CIMPRO para continuar confeccionando peças de reposição em seus equipamentos, e para assistência técnica a seus clientes. Clientes como Banco do Brasil, Banco Itaú (na época Federal Itaú), Caixa Econômica Federal e Estadual, dezenas de outros bancos e grandes empresas, dentre elas a General Motors, Mercedes Benz, Ford, Volkswagem, White Martins, Pereira Lopes, entre outras, recebiam assistência técnica e manutenção de seus equipamentos com peças fabricadas por A. J. Maia.
Com o advento de modernas máquinas eletrônicas, A. J. Maia passou a ter participação ativa no desenvolvimento de peças mecânicas para uso em eletrônica, sendo responsável quase total por desenvolvimento e fabricação de impressoras para máquinas que começavam a ser fabricadas no Brasil.
Empresas como Dismac, Facit, Philips Eletrológica, Idaldata, Astradalta, Sistemac e quase todas do ramo, utilizavam A. J. Maia para desenvolvimento de seus produtos técnicos e adquiriam peças com a marca “Maia” de A. J. Maia.
Com absoluto predomínio dos computadores, peças mecânicas foram rareando, dando lugar a um novo e importânte ramo de automatização, mecânica e eletrônica computadorizada.
Em 1987, procurado por grandes empresas fabricantes de máquinas automáticas para automatização comercial e industrial, A. J. Maia desenvolveu e começou a fabricar e comercializar o mais perfeito microredutor do Brasil.
Hoje os micromotores, microredutores e redutores Inmepe Maia estão presentes com sucesso em todos os segmentos automatizados do país. A INMEPE MAIA Mecânica para Eletrônica Ltda., dirigida por Silvia e Felipe Maia, filha e neto do Senhor A. J. Maia, continua atendendo às necessidades técnicas de centenas de empresas em todo o país, com seriedade e competência, com simpático e honesto relacionamento comercial com seus clientes.
Dentre todos os clientes que nos honram com sua preferência citamos algumas empresas que enriquecem nosso currículo: